Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:
Marco Calpúrnio Bíbulo (em latim: Marcus Calpurnius Bibulus; 102 a.C. - 48 a.C., Córcira) foi um político da gente plebeia Calpúrnia do fim da República Romana que esteve ativo nos conflitos envolvendo Júlio César e o Primeiro Triunvirato. Ele aparece pela primeira vez em 65 a.C., quando assumiu ao lado de César a posição de edil curul, e novamente em 62 a.C., quando suprimiu os partidários da Conspiração de Catilina entre os pelignos. Em 59 a.C., Bíbulo tornar-se-ia cônsul ao lado de César devido aos subornos realizados pelos Optimates, os aristocratas da república, em especial seu sogro Catão, o Jovem, e neste função tentaria de todas as formas impedir a aprovação da legislação agrária cesarina na qual propunha-se assentar os soldados veteranos de Pompeu.
Durante seu mandato como cônsul, Bíbulo confrontou-se inúmeras vezes com César e seus companheiros triúnviros Pompeu e Crasso, o que lhe renderia um atentado diante do Templo de Castor e Pólux e depredação de sua residência pelos partidários deles, os populares. Pelos anos seguintes, Bíbulo constantemente atacou Pompeu no senado, mas acabou por aliar-se a ele quando, pelo fim dos anos 50 a.C., os optimates cooptaram-o como campeão para derrotar César. Em 52 a.C., Bíbulo ajudou a aprovar uma lei no senado que permitiu a ele tornar-se cônsul único daquele ano, e em decorrência disso, foi nomeado procônsul da Síria em 51 a.C.. Permaneceu em ofício até 49 a.C., quando retornaria para o Ocidente e participaria na guerra civil cesarina. Ele comandou a frota pompeiana estacionada no mar Adriático e faleceu em decorrência duma doença no inverno de 48 a.C..